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quinta-feira, 22 de março de 2012

Professores da rede estadual podem se inscrever até sexta-feira para concorrer a bolsa de estudos nos Estados Unidos

Curso de aperfeiçoamento de cinco meses é oferecido por meio do programa Líderes Internacionais em Educação e destinado aos docentes que lecionam inglês no Ensino Médio

Terminam na próxima sexta-feira (23/03) as inscrições para o programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP), que vai conceder bolsas de estudos a professores de inglês interessados em fazer um curso de aperfeiçoamento em uma universidade nos Estados Unidos durante cinco meses. A Embaixada Americana reserva cinco vagas no processo de pré-seleção para docentes da rede estadual.
Para se cadastrar, o profissional precisa ser efetivo na rede pública, cumprir parte de sua jornada obrigatoriamente no Ensino Médio, possuir no mínimo bacharelado ou licenciatura em língua inglesa, ser fluente no idioma, ter pelo menos cinco anos de experiência comprovada como professor de inglês. Deve, ainda, demonstrar o compromisso de continuar lecionando após participação no programa ILEP e ser cidadão brasileiro. Na seleção final, será dada preferência para docentes que nunca tenham viajado para o exterior. O formulário de inscrição deve ser preenchido totalmente em inglês.
As inscrições devem ser encaminhadas para a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), localizada na rua João Ramalho, 1.546, sala 7, Perdizes, São Paulo, com toda a documentação pertinente solicitada, aos cuidados de Jucimeire de Souza Bispo. Dúvidas sobre o programa podem ser direcionadas para o e-mail jucimeire.bispo@edunet.sp.gov.br. A documentação necessária para efetuar a inscrição pode ser encontrada no Portal da Educação www.educacao.sp.gov.br.
A Secretaria da Educação encaminhará os nomes dos candidatos à Embaixada Americana, que definirá os cinco docentes que passarão para a segunda fase da seleção. Serão divulgados até 30 de março os representantes de São Paulo na disputa.
No dia 10 de abril, a Embaixada Americana e o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) divulgarão os 30 finalistas do Brasil, que deverão prestar um exame de proficiência na língua inglesa, o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), para garantirem suas vagas no ILEP 2013.
A taxa do exame e as demais despesas, como passagens aéreas, hospedagem em dormitório universitário e seguro-saúde, serão pagas pelo programa. Os participantes terão, também, assistência para o visto de intercâmbio.
Após essa etapa, os candidatos com as melhores notas na prova passarão por entrevistas na Embaixada Americana e terão seus documentos analisados pela equipe do ILEP nos Estados Unidos. O resultado final será divulgado em setembro deste ano.
Os professores que forem contemplados farão o curso entre janeiro e maio de 2013. A programação inclui um estágio supervisionado em uma escola de Ensino Médio para que os bolsistas possam interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

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