Blog criado pela coordenação da escola para estabelecer um novo e eficiente elo de comunicação com os professores, alunos e toda comunidade escolar.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Programa Apoio Curricular - DAC

São Paulo, 122 (55) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I quinta-feira, 22 de março de 2012 

Resolução SE 33, de 21-03-2012 
Institui o Programa Apoio Curricular a Alunos e Egressos do Ensino Médio, da rede pública estadual, e dá providências correlatas
O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou a Coordenadoria de Gestão de Educação Básica e considerando: 

- a implementação de políticas públicas que visem ao desenvolvimento da formação básica e da formação técnica, de nível médio, de alunos da rede pública estadual;
- a busca de alternativas que possibilitem a conclusão do ensino médio com qualidade, de modo a assegurar aos alunos prosseguimento de estudos em cursos superiores e sua inserção no mercado de trabalho, devidamente qualificados;
- as medidas que vêm sendo concretizadas de apoio às escolas com altos índices de vulnerabilidade e aos alunos em condição de carência sócio-econômica, 
Resolve:
Artigo 1º - Fica instituído, no âmbito da Secretaria da Educação, o Programa Apoio Curricular a Alunos e Egressos do Ensino Médio, destinado aos jovens e adultos matriculados na 3ª série do ensino médio ou dele egressos, da rede pública estadual, em situação de carência sócio-econômica.

Parágrafo único – O Programa Apoio Curricular a Alunos e Egressos do Ensino Médio visa à melhoria do conhecimento, mediante apoio curricular àqueles que desejem ingressar em cursos de ensino superior e no mercado de trabalho. 
Artigo 2º - São objetivos do Programa:
I – preparar alunos da 3ª série do ensino médio, ou dele egressos e que o tenham concluído, para prosseguimento de estudos na educação superior e/ou ingresso no mundo do trabalho;
II – disponibilizar recursos avançados de tecnologia da informação e comunicação, bem como mecanismos instrucionais e educacionais, na preparação da clientela referida no artigo anterior;
III – disponibilizar professores para ministrar cursos a grupos de alunos nas diferentes regiões do Estado;
IV – revisar e ampliar os conteúdos ministrados nas escolas da rede pública, necessários à aprovação nos concursos vestibulares;
V – aprimorar as habilidades dos alunos, a partir das competências adquiridas e dos conteúdos assimilados durante o ensino médio. 

Artigo 3º - Para a implementação do programa instituído por esta resolução, poderá ser celebrado convênio com instituições de ensino superior públicas que ofereçam cursos pré-vestibulares em municípios paulistas.
Artigo 4º - O atendimento aos jovens e adultos matriculados na 3ª série do ensino médio ou dele egressos, em situação de carência sócio-econômica, objeto do programa, far-se-á segundo critérios estabelecidos no Plano de Trabalho, elaborado pela Secretaria da Educação em parceria com a instituição de ensino superior, constante do termo de convênio.

Artigo 5º - A Coordenadoria de Gestão de Educação Básica será responsável pela coordenação das ações de implementação do Programa Apoio Curricular a Alunos e Egressos do Ensino

Médio ora instituído, em ação conjunta com os demais órgãos centrais e regionais da Pasta.



Artigo 6º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação

Professores da rede estadual podem se inscrever até sexta-feira para concorrer a bolsa de estudos nos Estados Unidos

Curso de aperfeiçoamento de cinco meses é oferecido por meio do programa Líderes Internacionais em Educação e destinado aos docentes que lecionam inglês no Ensino Médio

Terminam na próxima sexta-feira (23/03) as inscrições para o programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP), que vai conceder bolsas de estudos a professores de inglês interessados em fazer um curso de aperfeiçoamento em uma universidade nos Estados Unidos durante cinco meses. A Embaixada Americana reserva cinco vagas no processo de pré-seleção para docentes da rede estadual.
Para se cadastrar, o profissional precisa ser efetivo na rede pública, cumprir parte de sua jornada obrigatoriamente no Ensino Médio, possuir no mínimo bacharelado ou licenciatura em língua inglesa, ser fluente no idioma, ter pelo menos cinco anos de experiência comprovada como professor de inglês. Deve, ainda, demonstrar o compromisso de continuar lecionando após participação no programa ILEP e ser cidadão brasileiro. Na seleção final, será dada preferência para docentes que nunca tenham viajado para o exterior. O formulário de inscrição deve ser preenchido totalmente em inglês.
As inscrições devem ser encaminhadas para a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), localizada na rua João Ramalho, 1.546, sala 7, Perdizes, São Paulo, com toda a documentação pertinente solicitada, aos cuidados de Jucimeire de Souza Bispo. Dúvidas sobre o programa podem ser direcionadas para o e-mail jucimeire.bispo@edunet.sp.gov.br. A documentação necessária para efetuar a inscrição pode ser encontrada no Portal da Educação www.educacao.sp.gov.br.
A Secretaria da Educação encaminhará os nomes dos candidatos à Embaixada Americana, que definirá os cinco docentes que passarão para a segunda fase da seleção. Serão divulgados até 30 de março os representantes de São Paulo na disputa.
No dia 10 de abril, a Embaixada Americana e o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) divulgarão os 30 finalistas do Brasil, que deverão prestar um exame de proficiência na língua inglesa, o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), para garantirem suas vagas no ILEP 2013.
A taxa do exame e as demais despesas, como passagens aéreas, hospedagem em dormitório universitário e seguro-saúde, serão pagas pelo programa. Os participantes terão, também, assistência para o visto de intercâmbio.
Após essa etapa, os candidatos com as melhores notas na prova passarão por entrevistas na Embaixada Americana e terão seus documentos analisados pela equipe do ILEP nos Estados Unidos. O resultado final será divulgado em setembro deste ano.
Os professores que forem contemplados farão o curso entre janeiro e maio de 2013. A programação inclui um estágio supervisionado em uma escola de Ensino Médio para que os bolsistas possam interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

terça-feira, 20 de março de 2012

HTPC do dia 21 de março

Atenção professores,
Nesta quarta-feira (21/03) o HTPC poderá ser realizado em local de livre escolha pelo professor para preenchimento das fichas diagnósticas (aspectos procedimentais e atitudinais), que deverão ser devolvidas preenchidas para a coordenação, impreterivelmente,  até o dia 28/03 (próxima quarta). Os professores que ainda não possuem a ficha, favor solicitá-la na coordenação ou direção.  
Bom trabalho a todos!
Mirtes e Fernanda

sexta-feira, 16 de março de 2012

Curso de Educação Física

      Estão abertas as inscrições para o curso “Educação Física e Esporte como Inclusão Social na Escola”.
       Esse curso é oferecido aos professores em exercício nas classes de Educação Física, conforme base CGRH de fevereiro de 2012.
Não poderão efetuar a pré-inscrição:
A.       Profissionais que não estejam em exercício em classes de Educação Física conforme base CGRH de fevereiro de 2012;
B.       Professores OFA, categoria “O”.
Observação: Antes de efetuarem a pré-inscrição ler o regulamento do curso.
·                    Período de inscrição: de 15 a 28 de março de 2012
·                    Link para pré-inscrição: www.escoladeformacao.sp.gov.br/efinclusao.
Bruna – PCNP de Educação Física

Planos de Ensino 2012

Professores, lembramos que, conforme combinado, esperamos os Planos de Ensino 2012 até dia 19 de março através do e-mail da coordenação  coordenacaodeolindo@hotmail.com . O Plano deve conter: Diagnóstico da turma; Objetivos; Estratégias; Critérios e instrumentos de avaliação e Recuperação Contínua.
Abraços

Fernanda e Mirtes

terça-feira, 6 de março de 2012

Pauta Planejamento 2012

Conforme prometido segue a pauta para o nosso trabalho nos próximos dias. Abraços a todos!
Fernanda e Mirtes

PAUTA – PLANEJAMENTO 2012   
As pautas dos três dias repetem-se de manhã e à tarde, sendo que cada professor deve optar com antecedência por um dos períodos em cada um dos três dias (no livro de comunicados da escola)
DIA 7/03 –          Manhã – das 8h às 11h                     Tarde- das 14h às 17h
·         Resultados 2010/2011 – apresentação
·         Trabalho em pequenos grupos: tabulação dos resultados da Avaliação Diagnóstica em Processo – manhã = Língua Portuguesa    tarde= Matemática

DIA 8/03 –          Manhã – das 8h às 11h                     Tarde- das 14h às 17h
·         Apresentação dos dados tabulados – Habilidades mais e menos desenvolvidas
·         Trabalho em grupos  ( por série/período)– professores apresentam seus diagnósticos individuais (fichas diagnósticas por turma)- elaboração de diagnósticos coletivos por turma
·         Elaboração de plano de ação a partir deste diagnóstico – registro
·         Plenária para apresentação das propostas de ação

DIA 9/3                Manhã – das 8h às 11h                     Tarde- das 14h às 17h
·         Apresentação do projeto dos Professores Mediadores
·         Informes  gerais
·         Trabalho individual – Plano de ensino – Diagnóstico/Objetivos/ Estratégias de Ensino/ Critérios e instrumentos de avaliação/ Recuperação contínua – registro