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quinta-feira, 26 de maio de 2011

Atividade do HTPC sobre a escolha do livro didático - PNLD 2012

Olá Professores!

Dando continuidade à reflexão sobre os livros que serão escolhidos, solicitamos que a escolha dos livros e as atividades abaixo  sejam feitas e enviadas para o e-mail da coordenação ou entregues em papel sulfite, impreterivelmente até o dia 01 de Junho (próxima quarta-feira), quando faremos a  digitação no site da fnde. Escolham um professor por área para ser o responsável por esse envio.
Lembrem-se que devemos escolher duas opções  e que a segunda opção é tão importante quanto a primeira.

Fernanda e Mirtes

Reflexão sobre o “Livro didático” – preparação para a escolha dos títulos do PNLD 2012.


No âmbito do ensino médio, a avaliação dos livros didáticos deve levar em conta as especificidades dos educandos e da própria etapa de ensino. Os alunos do ensino médio – em sua maioria adolescentes entre 15 e 17 anos – encontram-se em fase de transição entre a infância e a idade adulta, o que lhes confere características bastante peculiares que devem ser consideradas.

Reunido com seus colegas, reflita e responda:
  1. Por que escolher um livro?
  2. O que pretendemos de um LD?
  3. Para quê? Para quem? Com que consequências práticas possíveis?

Antes de iniciar a análise dos Livros Didáticos é importante lembrar que:

No que diz respeito ao aluno, um bom LD deve desempenhar, entre outras, as seguintes funções:

  • Transmissão de conhecimentos;
  • Desenvolvimento de capacidades e competências;
  • Consolidação de conhecimentos práticos e teóricos adquiridos
  • Avaliação dos conhecimentos práticos e teóricos adquiridos;
  • Referência para informações precisas e exatas.

Considerando esse conjunto de funções chave, procurem verificar, nos textos do Guia de Livros Didáticos, quais as contempladas e quais as mais trabalhadas em cada LD. Em particular, não se contentem com a pura e simples transmissão de conhecimentos; verifiquem se as atividades e exercícios propostos desenvolvem de fato competências e habilidades do aprendiz; e dêem preferência aos LD mais completos e equilibrados, no que diz respeito aos serviços prestados ao aluno.

Do ponto de vista do professor, um bom LD deve desempenhar funções como:

  • Informação científica e geral;
  • Formação pedagógica diretamente relacionada à disciplina em questão;
  • Ajuda no desenvolvimento das aulas;
  • Ajuda na avaliação dos conhecimentos práticos e teóricos adquiridos.

Assim, levantar as principais funções cumpridas por um LD, do ponto de vista do professor, contribuirá para a escolha dos livros mais adequados a suas necessidades. Nesse quesito, procurem sempre as obras que subsidiem mais adequadamente o trabalho, assim como as que ofereçam maiores oportunidades para o crescimento profissional e pessoal de vocês, principais interessados em todo esse processo.

Considerando a discussão precedente, um primeiro conjunto de perguntas aparece como estratégico para a definição da escolha, em função das consequências que suas respostas poderão acarretar para o trabalho de toda a equipe. Então, reflitam e respondam:

O livro didático em análise é compatível com:

  1. O projeto pedagógico e curricular da escola (currículo oficial)?
  2. A flexibilidade para as explorações diversificadas que o uso coletivo
               demanda?
      3.  A infraestrutura (equipamentos, recursos) e as condições de trabalho de
          que vocês podem dispor?
      4.  As possibilidades de articulação e de trabalho conjunto propiciadas pelo  
           Currículo?


Após todas essas reflexões é hora de pesquisar quais são as melhores opções de escolha, para isso, consulte o “Guia de Livros Didáticos” do PNLD 2012, no site www.fnde.gov.br       

 

 

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