Blog criado pela coordenação da escola para estabelecer um novo e eficiente elo de comunicação com os professores, alunos e toda comunidade escolar.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Paulo Freire - Sempre tão contemporâneo



 

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Apesar de ter nascido em 1921 e morrido em 1997, suas idéias e pensamentos são absolutamente modernos.

A seguir um deles:

"Eu constato que a escola está péssima, mas eu não constato que a escola esteja desaparecendo e vá desaparecer. Por isso, então, eu apelo para que nós, que escapamos da morte da escola e que estamos sobreviventes:   “Modifiquemos a escola!”  A questão não é acabar com a escola, mas mudá-la completamente, radicalmente fazer com que nasça dela, de um corpo que não mais corresponde à verdade tecnológica do mundo, um novo ser, tão atual quanto à tecnologia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário