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quinta-feira, 28 de abril de 2011

Discussão da Proposta de Reorganização dos Ciclos de EF

Embora pequeno, um grupo de professores leu a proposta e debruçou-se sobre o roteiro para apreciação encaminhado pela Diretoria de Ensino. O documento elaborado e encaminhado para a DE é o que segue:

EE CAPITÃO DEOLINDO DE OLIVEIRA SANTOS/ UBATUBA-SP
DE CARAGUATATUBA
APRECIAÇÃO DA PROPOSTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARA REORGANIZAÇÃO DOS CICLOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
ABRIL DE 2011

Roteiro para as escolas

1- Descreva suas dúvidas sobre o regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos.

Na verdade nossa escola é predominantemente uma escola de ensino médio, regular e supletivo. Temos apenas quatro turmas de Ensino Fundamental ciclo II ( três 6º anos e um 7º ano) que de acordo com a nova proposta seriam o ciclo III do EF. Não tivemos dúvidas com relação a nova proposta que foi considerada bem embasada e plausível, mas já que a proposta visa ampliar as oportunidades de permanência dos alunos  com sucesso, a possibilidade de maior flexibilidade na organização curricular, no reagrupamento dos alunos, na composição das classes e sua reorganização, gostaríamos de sugerir que também se estudasse a possibilidade da criação de mais um ciclo, ficando assim o EF fundamental organizado em :
Ciclo I de Aprendizagem: duração de três anos (6, 7 e 8 anos de idade); Ciclo II de Aprendizagem: duração de dois anos (9 e 10 anos de idade); Ciclo III de Aprendizagem: duração de dois anos (11 e 12 anos de idade) e Ciclo IV de Aprendizagem: duração de dois anos (13 e 14 anos de idade).
Consideramos importante ressaltar que sem as condições apresentadas por Leme(2003), citado no texto de apresentação da proposta, qualquer tentativa de mudança não surtirá o efeito desejado.

2- Apresente as condições de sua escola que favorecem a implantação do regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos.

Como já foi exposto antes temos apenas 4 turmas de ensino fundamental ciclo II e teríamos dificuldade pois não poderíamos suspender as aulas para a recuperação, por exemplo, e não poderíamos oferecer aulas de EF no contra turno aos alunos que continuassem em defasagem mesmo após a recuperação intensiva.  Mesmo hoje, com 45 turmas, já é difícil organizar as turmas de HTRR por falta de espaço físico.

3- Com base nas condições, indique quais processos de recuperação são mais adequados para sua escola.
 Com base na nossa realidade, o mais viável seria o oferecimento de recuperação paralela no contra turno (como já fazemos) ou até mesmo aos sábados. Para a recuperação intensiva a única possibilidade seria a de se realizar um processo nas férias de final de ano ou de inverno. Mas de qualquer maneira para que qualquer processo de recuperação surtisse efeito sentimos a necessidade de se  pensar em uma jornada docente compatível com um trabalho mais individualizado;  turmas menores;  classes menos heterogêneas; readequação da grade curricular; materiais próprios específicos para o trabalho com alunos com dificuldades e por fim mais apoio da comunidade escolar e dos pais no processo ensino aprendizagem.

4- Aponte e justifique outras necessidades da escola para a implantação do regime de progressão continuada na organização do Ensino Fundamental em três ciclos e os respectivos processos de recuperação.
Não localizamos em nossa escola outras necessidades




Discussão realizada em reunião dia 28/4/2011, às 18h. 

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