Blog criado pela coordenação da escola para estabelecer um novo e eficiente elo de comunicação com os professores, alunos e toda comunidade escolar.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tarefa 1 - semana de 11 a 15 de Abril de 2011

Atenção Professores! Nossa primeira tarefa no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) está postada:
Introdução:
A Proposta Curricular do Estado de SãoPaulo tem como princípios centrais: a escola que aprende, o currículo como espaço de cultura, as competências como eixo de aprendizagem, a prioridade da competência de leitura e de escrita, a articulação das competências para aprender e a contextualização no mundo do trabalho. Parte dadimensão “clara” do currículo  estão unificados. Por isso os objetivos gerais e específicos de cada disciplina, conteúdos bimestrais, competências e habilidades a serem desenvolvidassão comuns a todos os professores de um mesmo Componente Curricular.
Tarefa:
Cabe a nós professores detalhar o que é e pode ser particular a cada professor, ou seja, suas estratégias para as aulas, para a avaliação e para a recuperação dos alunos. A tarefa desta semana é justamente esta, registrar este detalhamento. Gostaríamos que você esmiuçassesuas estratégias didáticas e a maneira como se processa a avaliação em sua disciplina. Deixe claro os instrumentos avaliativos que você pretende usar, o peso de cada um deles e como você calcula a média de seus alunos. Em outras palavras, deixe claro seus critérios de avaliação, incluindo nisso a recuperação contínua e a paralela.
Para ajudar temos abaixo um exemplo de planejamento bem detalhado.
A tarefa deverá ser enviada por e-mail até sexta feira dia 15/04. Não esqueça de se identificar no e-mail (Nome, Disciplina, turmas)
O e-mail da coordenação é:
Se precisar de ajuda estaremos à disposição na escola ou por e-mail.
Abraços e Mãos à Obra!
Mirtes e Fernanda




Exemplo (Planejamento da Profª Mônica, Biologia)
Instrumentos de avaliação:

Os alunos serão avaliados a cada bimestre de acordo com os seguintes parâmetros:
1.    Uma única prova escrita, com questões diversificadas, marcada com antecedência e com o objetivo de avaliar a aprendizagem do conteúdo ministrado no bimestre. A segunda chamada da prova escrita somente ocorrerá mediante apresentação de atestado médico ou requerimento feito pelo responsável justificando a ausência do aluno (deverá ser entregue ao coordenador do período).

2.    Um trabalho (pesquisa, álbum ilustrado, relatórios, apresentação oral) individual ou em grupos, conforme orientações que deverão constar no caderno do aluno, visando ampliar os conhecimentos dos alunos na área da Biologia.Tais orientações serão dadas com larga antecedência e haverá uma data limite, além da qual os trabalhos não serão aceitos, pois outro objetivo desta avaliação é o cumprimento de datas estipuladas.

3.    Participação em sala de aula: vistos no caderno e/ou na apostila para acompanhar a participação dos alunos nas atividades propostas. Os vistos serão transformados numa única nota ao final do bimestre.
    Os vistos somente serão aceitos:
a)    se todos os exercícios, textos ou conteúdo estiverem completos, de acordo com o que foi orientado;
b)   na aula marcada para o visto nos cadernos ou apostilas. Nesse dia, pelo menos o caderno/apostila do aluno deverá ser apresentado com as atividades plenamente realizadas, pois se trata de participação em sala de aula. No caso de afastamentos necessários da sala de aula (atestados médicos, de trabalho ou outros), o aluno, para receber o visto, deverá pedir a um colega que apresente seu caderno/apostila ao professor na data estipulada. Normalmente, em afastamentos superiores a vinte dias, o aluno será avaliado de forma diferenciada e de acordo com as disponibilidades da situação.
        
Os itens citados anteriormente têm o mesmo peso e as notas serão somadas e divididas por três, obtendo-se assim a nota final do bimestre.

Propostas de recuperação contínua:

         A recuperação contínua ocorrerá através de exercícios e questões referentes aos conteúdos em que os alunos apresentaram maior dificuldade, além de ser oferecido um horário de plantão de dúvidas: 3ªf – 17:30 h às 18:20 h, na Biblioteca da escola.
         A avaliação desse processo acontecerá em sala de aula, através da observação do empenho e desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas.

Proposta de recuperação semestral:

         O processo de recuperação semestral ocorrerá em dois momentos:
                   1º - Período de revisão dos conteúdos a serem recuperados e esclarecimentos com              o professor nas aulas de plantão de dúvidas;
2º - Prova escrita, com questões diversas, referentes aos conteúdos dos bimestres      a recuperar.
        
         Recuperação I – referente ao 1º e 2º bimestres – provas em agosto.
         Recuperação II – referente ao 3º e 4º bimestres – provas no início de dezembro.



7 comentários:

  1. Bom dia coordenadoras!

    A atividade está postada no meu blog com o título de OBJETIVOS E AVALIAÇÔES,nas postagens mais antigas em meio ao meu Plano de Ensino.

    "A big hug for you two!"

    ResponderExcluir
  2. Prezadas meninas,

    Mirthes e Fernanda,

    Lamento informa-la que desde hoje, já no período da manhã, passei a não fazer mais parte do quadro professores do Deolindo, inclusive a minha sede também mudou lá para o Celestino Aranha, por motivo da volta do Prof. Milko. No entanto agradece-las-ei, em função do enorme esforço que percebí que vocês duas estão fazendo, para junto com todos os outros professores e diretoria, no intuito de referenciar o Deolindo como escola polo, no que diz respeito a disciplina e bem estar dos alunos, juntamente com todo corpo docente.
    Somente com a união e colaboração de todos, é que faremos a diferença.
    De modo que, como eu já havia falado, me desliguei temporariamente do Deolindo e gostaria de saber se posso continuar acessando o blog, bem como opnar e ou dar sugestões que possa contribuir com a coordenação da escola?
    sendo só para o momento,

    atenciosamente,

    Prof. Cicero Araujo
    Matemática

    ResponderExcluir
  3. Oi....mandei meus Planos de Ensino pelo meu email do hotmail e o mesmo voltou. Agora mandei pelo do gmail (keridafeliz.1964@gmail.com) e espero que tenha chegado. Se possível,me avisem se chegou ou não tá?
    Brigadim

    ResponderExcluir
  4. Genésio,
    aguardamos seu plano de avaliaçãoes por e-mail:coordenacaodeolindo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Cícero,
    foi bom trabalhar com você e perceber o seu empenho e dedicação para realizar um bom trabalho.
    Muito obrigada pelos elogios e posso afirmar, que vc conseguiu perceber nosso maior objetivo: transformar o Deolindo numa referência de qualidade para alunos e professores.
    Sabemos que não é uma tarefa simples e rápida, mas acreditamos que com um trabalho em equipe é possível iniciar um processo de transformação.
    Sua participação no blog é bem vind! Comente, colabore, dê sugestões.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Naira,
    Já recebemos seu Plano e também o relatório do 6ºano. Vamos analisá-los e depois falamos com você.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Cícero,
    faço minhas as palavras da Mirtes. Realmente é uma pena "perder" um professor tão comprometido. Continue participando do blog, sinta-se em casa! Sucesso na nova jornada.
    Abraços
    Fernanda

    ResponderExcluir